Bom dia nobre leitores, atendendo a pedidos e evitando uma catástrofe de desinformação generalizada e o que é pior nos dias de hoje... compartilhada, vamos deixar bem claro que o April Fools' Day (Nosso famoso e divertido Dia da Mentira) não é um dia ligado, dedicado ou qualquer outra coisa voltada a Loki (só se for na sua cabeça ai o problema não é meu), ainda que ele seja uma entidade divina que faça uso das suas meias verdades. A princípio uma reflexão sobre a data, ela tem sua origem em datas distintas mas falando em mundo ocidental temos a celebração Romana chamada Hilaria, comemorada no Equinócio de Primavera, em honra a Cybele (Magna Mater) a Grande Mãe dos Romanos, que na realidade originalmente não é romana, mas isso é um problema dos romanos.
Em algo mais próximo temos na idade média um desentendimento no cenário cívico-religioso francês. Nesta época ocorreu uma confusão na França durante o reinado de Carlos IX. Antes da adoção do calendário gregoriano o ano novo era celebrado no dia 25 de março na maior parte das cidades europeias, porém em algumas regiões da França se dava no dia 01 de Abril e era uma festividade que pegava a semana inteira (imagina só o caos se fizéssemos uma semana de mentiras ao invés de um dia). Com a adoção do calendário gregoriano o ano novo passava a ser dia 01 de janeiro porém a alteração não foi abraçada unanimemente pelo povo francês, que ao resistirem a mudança mantiveram a data de início do ano em 01 de abril.
Logo para encerrar a confusão no ano de 1564 através do Édito de Roussillon o Rei Carlos IX da França determina que o ano novo francês se dá no primeiro dia de Janeiro de cada ano, mas a medida só foi aplicada em 1567. Foi então que os católicos que adotaram o calendário e a nova data, através de zombarias em meio a sociedade como convites para festas que não existiam e presentes que não visavam agradar os presenteados, humilhavam e depreciavam os demais franceses que resistiam a esta nova data, por fim ela foi gradativamente sendo abandonada como início do ano e o entendimento foi unificado para 01 de Janeiro.
Também se atribui uma ligação ao Festim dos Tolos (Feast of Fools - festum fatuorum, festum stultorum), datado da época medieval onde se dá brevemente poder, dignidade e impunidade aos de posição subordinada para fazerem zombarias dos de cargo elevado, por vezes como crítica social ou como mero entretenimento, obviamente nos remetendo a clássica figura do Bobo da Corte.
Através dessas ideias alguns indivíduos que se identificam como Lokeanos (pessoas que têm forte afinidade com Loki, seja em uma faceta ou em todas de sua personalidade, seja seguindo o como uma divindade e sua divindade principal ou ainda representando parte de seu comportamento dentro da comunidade heathen pelos mais variados motivos) passaram a determinar este dia como um dia de reverência para Loki. Nos Estados Unidos onde a prática se iniciou quando a Ásatrú ganhou força por lá, eles associaram esse "feriado" americano a Loki, por meio de blót e zombarias, entretanto essa data não guarda nenhuma evidência histórica na sociedade heathen original, assim como outros ritos, crenças e práticas do Ásatrú também são coisa "recente".
Então a princípio classificar esse dia para Loki é ilógico, a menos que isso venha de alguma convicção pessoal, mesmo porque ele não é o único a usar de meias verdades entre os deuses como é registrado nas Eddas. Por exemplo temos como outros "mentirosos" como Óðinn e seus disfarces, ou como no caso de Þórr e o anão Alvíss que tenta ter a mão da filha de Þórr em casamento mas acaba sendo enganado pelo mesmo. Astúcia e esperteza nem sempre devem ser confundidas com as típicas mentiras da sociedade latina, que careciam de fortes figuras de Trapaceiros que pudessem ensinar por meios menos "convencionais", ou ainda com uma moralidade frágil, a esperteza muito mais do que uma arma é também uma ferramenta de sobrevivência. Então um bom 1º de Abril ou dia da Mentira, abusem do humor mas usem a sabedoria e deixem o pobre Loki em paz ele já têm problemas demais. Far Vel!
- Heiðið Hjarta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário